Como confiar?

Uma pesquisa divulgada pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) mostra que 11% dos brasileiros confiam nos políticos e 16% nos partidos políticos. Ainda segundo a pesquisa, Polícia Federal (PF) e Forças Armadas (FAB) são as instituições mais confiáveis, com a aprovação de 75,5% e 74,7% dos entrevistados.

O estudo também mostra que 85% acreditam que a corrupção pode ser combatida e 94,3% acham que um político processado na Justiça não deveria poder concorrer às eleições. Os entrevistados também consideram importante a reforma política: 95,4% são favoráveis.

A pesquisa mostra ainda que 79,8% discordam do foro privilegiado para pessoas que ocupam cargos públicos, como previsto atualmente na lei brasileira. A pesquisa mostra que, entre os políticos, o nível local de decisões tem mais credibilidade do que a esfera nacional: 18,9% dos entrevistados disseram confiar na Câmara dos Vereadores, enquanto o Senado Federal tem a confiança de 14,6%, e 12,5% confiam na Câmara dos Deputados.

As questões sobre Justiça também revelam uma confiança maior no âmbito local. O Poder Judiciário de um modo geral tem a confiança de 41,8% dos entrevistados, mas o Juizado de Pequenas Causas goza de uma confiança maior, de 71,8%. Já os juízes têm a confiança de 45,5% dos entrevistados e o Supremo Tribunal Federal (STF) de 52,7%.

Deixe um comentário