Educação Já

Acabo de receber um texto do deputado federal Homero Barbosa Neto (PDT-PR) sobre educação nacional. A opinião do parlamentar não necessariamente representa a minha. Mas vou publicar -primeiro pela importância do tema; segundo pela linha brizolista educacional -muito bem-vinda nos tempos de hoje, onde a educação pode ser um divisor de águas para a política brasileira…

A Revolução pela Educação
A vinda do senador Cristovam Buarque(PDT-DF) a Londrina, no mês de junho, foi um marco na recente história política de nossa cidade e região. Em dois momentos, o senador deixou indelével a bandeira “Educação Já” para os reitores, deputados, vereadores, diretores de escolas, professores, pedagogos, estudantes, comerciantes, donas-de-casa, líderes e demais membros da nossa comunidade que tiveram o prazer de compartilhar de sua sapiência.
O primeiro deles foi durante a palestra “A Revolução Pela Educação”, proferida para mais de 600 pessoas no auditório do Teatro Filadélfia. E o segundo, na caminhada de 500 metros que fez com cerca de 300 pessoas, gritando palavras de ordem pelo calçadão de Londrina.
Nestes tempos bicudos para a classe política, seria normal ouvir xingamentos ou mesmo a baixa freqüência de público para ouvir um político falar. Mas, com o senador Cristovam Buarque foi diferente: durante mais de três horas, ele falou e ouviu pacientemente de uma platéia atenta a vontade de aprender dos presentes no Teatro Filadélfia. E, só foi embora, por que os assessores pediram já que as atividades tinham que reiniciar no dia seguinte. Senão, com certeza, ele ficaria ainda mais. Isto porque, naquela data, era feriado municipal em Londrina. Mesmo assim, ele deixou o teatro sob aplausos.
Em menor intensidade, mas, nem por isso, com menos importância, o senador Cristovam Buarque deixou atônitos os frequentadores do calçadão de Londrina, no sábado pela manhã. Mesmo sendo um local de manifestações populares de nossa cidade, o calçadão não havia recebido um senador de um Estado longínquo, fora do período eleitoral. Vale frisar que não era nenhum movimento do tipo “impeachment” ou “Diretas-Já”. E não é que as pessoas aprovaram. E como ele foi bem recebido. Os comerciários saíram à porta de suas lojas para ver o que era e, após ouvir as palavras “Educação Já”, entoada pela pequena multidão munida de bandeiras e faixas, faziam o sinal de positivo. Os moradores de apartamentos saíam na sacada para ouví-lo. E nenhuma vaia. Qual senador, no período crucial do episódio Renan Calheiros, receberia tamanha aprovação ? Qualquer outro político, com certeza, sairia abaixo de ovos e tomates podres.
E o agradecimento de todos os que puderam presenciar este momento histórico só poderá ser sentido daqui a alguns anos, quando finalmente nós tivermos “a mesma chance para todos os brasileiros”, como prega Cristovam Buarque diante de céticos, hoje, mas saudosos e gratos, amanhã, quando compreenderão a grandeza daquele pequeno nordestino de fala mansa e de gestos comedidos. Algum dia, algum londrinense agradecerá a presença e a pregação solitária do educador que defende a oportunidade “para o filho do rico e o filho do pobre de terem a mesma escola”; a escola de tempo integral; a valorização salarial dos professores, etc.
Que Deus dê vida longa a Cristovam Buarque e inteligência aos demais brasileiros para que eles possam, um dia, desfrutar de tudo aquilo que os benefícios destas medidas singelas até poderão proporcionar na vida de todos nós.
* Barbosa Neto, Deputado Federal (PDT-PR)

Deixe um comentário