Mãe de criança torturada é absolvida

Os desembargadores da 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça (TJ) do Paraná decidiram por unanimidade de votos absolver Zenice Roberto Pires -mãe da menina de três anos torturada pelo assaltante Marcelo Borelli com requintes de crueldade entre os dias 21 de julho a 15 de outubro de 2000. Os desembargadores entenderam que Zenice não foi omissa porque não tinha conhecimento das agressões que eram sofridas pela filha e foi condenada apenas pelo crime previsto no artigo 245 do Código Penal: entregar o filho menor à pessoa inidônea.

- É inegável que a apelante sabia das atividades criminosas de Borelli e dos planos de assaltar um carro forte no Aeroporto Afonso Pena, fato que o fez locar o imóvel onde viviam. Logo, no mínimo estava ciente de que entregava a menina a pessoas envolvidas em ações bastante arriscadas e que poderiam, de um momento para o outro, atrair a realização de drásticas medidas judiciais -, diz o acórdão assinado pelo desembargador Telmo Cherem.

Ela teria que pagar pena de um ano de detenção em regime aberto. De qualquer forma, Cherem decretou a prescrição da pretensão punitiva do Estado e mandou que fosse expedido alvará de soltura para Zenice. A decisão modificou a decisão de primeira instância que definia condenação de 43 anos e quatro meses de prisão em regime fechado por tortura e omissão (como se mesmo que indiretamente ela tivesse participado dos crimes). O advogado criminalista Peter Amaro de Sousa disse que a decisão do TJ fez justiça.

Segundo o processo, o pai da menina torturada era inimigo de Marcelo Borelli -que teria planejado as torturas e as filmagens no intuito de agredir o inimigo, que ele desconfiava que tinha feito a denúncia para a polícia de que ele teria sido o mandante do assalto a Proforte de Londrina. Nos dias em que as torturas foram feitas e gravadas, a tia de Marcelo, Maria Hilda de Carvalho, teria levado Zenice para uma viagem a Foz do Iguaçu onde resolveriam problemas de Borelli. A menina teria sido deixada em casa com Borelli e Maria Cristina Pereira Marques (companheira de Maria Hilda e supostamente responsável pelas gravações).

A menina foi submetida a toda sorte de torturas físicas e psicológicas que envolveram desde choques e afogamentos até espancamentos e enforcamentos. A garota chegou a desmaiar e entrar em coma algumas vezes durante as torturas -fato que teria sido comprovado com exames anexados ao processo. Borelli foi condenado a cumprir 172 anos de prisão e conseguiu depois reduzir a pena para 22 anos.

As penas de Maria Cristina e Maria Hilda também foram revistas no despacho do TJ. Maria Cristina foi condenada a cumprir 74 anos e dez meses de prisão em regime fechado e Maria Hilda, 22 anos e nove meses na primeira instância. A nova decisão, respaldada pelo TJ, prevê que Maria Cristina cumpra pena de 16 anos, quatro meses e vinte dias e que Maria Hilda fique presa por 27 anos e 11 meses -ambas em regime inicialmente fechado. As duas já estão presas na Penitenciária Feminina de Piraquara, Região Metropolitana de Curitiba.

Borelli morreu em janeiro deste ano por complicações causadas pelo vírus HIV. Um dos motivos é porque ele se recusava a tomar os medicamentos necessários para controlar a evolução da doença.

29 responses to “Mãe de criança torturada é absolvida

  1. deus cuide bem dessa menina desse anjo e de muitos anjos que vivem pelo mundo!!! eu to mal demais…. nao consegui comer depois do video que vi sei que ja passou gracas a deus mas mesmo assim to muito mal mesmo estou chorando ate agora.. tenho 3 filhos e meu deus… nem da pra falar e como se eu visse os meus la .. as mulheres que participaram do video deveriam sofrer o mesmo na cadeia nunca sairem e ja que estao presas tomara que nao saiam pois vao morrer aqui fora isso e uma certeza. maria luiza seja feliz minha linda vc merece muitas alegrias e sonhos realizados vc e uma princesa!!nao te conheço mas te amo pequena!

  2. vi o video nem sabia da existencia do mesmo….. chorei muito mesmo … mas fico feliz que ela esteja bem linda e cheia de saude pois merece ser muito feliz mesmo!! torço por ela sempre e oremos para criancas e todo mundo.. pra que todas sejam felizes… pois das criancas sao feitas o reino dos ceus …

  3. essa mãe dessa crianca tambem foi uma disgraçada maldita sem responsabilidade eu queria ter pelo menos uma hora com essa fila da puta pra mostrar pra ela como se q se brinca. lixo humano essa peste dessa mulher e esse disgracado q agora ta la do lado do satan… a se eu pudesse ver essa disgraça dessa mule eu acabava com ela na moral. eu sou mãe vi minha filha naquela pobre criança.

  4. Estou muito sensibilizado e chocado com o caso . Apenas por agora tomei conhecimento do fato . É necessário que fonte confiável nos informe sobre Maria Luiza Pires Domingues para que se necessário possamos nos mobilizar nacionalmente para assistí-la materialmente no que for preciso . Além de auxiliá-la em seus estudos e formação .

  5. Estou muito sensibilizado e chocado com o caso . Apenas por agora tomei conhecimento do fato . É necessário que fonte confiável nos informe sobre Maria Luiza Pires Domingues para que se necessário possamos nos mobilizar nacionalmente para assistí-la materialmente no que for preciso . Além de auxiliá-la em seus estudos e formação .

  6. Nossa, que alívio saber que ela está bem. Estava procurando por notícias dela. Vi esse vídeo quando o FDP morreu. Se falou muito nisso e acabei vendo o vídeo. Me arrependo até hj pq as cenas de horror que vi nunca mais saíram da minha cabeça…ontem um amigo compartilhou o vídeo no face e acabei lembrando…Bem mesmo acho que ela nunca vai ficar, mas espero que tenha se recuperado, pelo menos, fisicamente.

  7. O anônimo de cima disse bem. O Brasil precisa parar de ficar falando de "deus" a torto e direito e aprender a arregaçar as mangas. Países e povos civilizados, inteligentes, virtuosos, sabem que esperar dos deuses é equivalente a não fazer merda nenhuma!

  8. graças mil vezes graças gente aquele video me afetou de uma tal forma que cheguei a ficar dias tendo pesadelo sem comer chorando direto nao tinha alegria pra nada erra como se fosse meu bebe ali sendo torturado daquele jeito porque essa mae nao levou esse bebe para a viagem com ela tambem? nao entendo mas justiça seja feita ele sofrel ate morrer sofrel pouco claro a vista do que ela sofrel mas tenho certeza que la no inferno ta sofrendo mais ainda com o diabo fazendo o dobro do que ele fez com aquele anjinho mas eu acho que as outras participantes da tortura deveriam sofrer na cadeia tambem pelas outras presas.

  9. Gracas a Deus…fala + sobre ela, scomo ela tá hj, o sorriso dela…dá uma abraco e muito acrinhoa a ela por nós q ñ pode fazer nda pra aqquela mostruosidade acontecer. Vou orar todos os dia oro + amor, só o amor pra liberta nós humanos de tanto odio. posta foto, video dela se possivél!

  10. Meu Deus por q senhor?? Tanta crueldade só o amor pra nos liberta,Dá + detalhe dela como ela é as condicoes de vida dela queria muito pode da uma abraco nela. Oror todos os dias por milhares de pessoas q é torturada a cada dia nesse mundo a fora.

  11. Gente, a menina entrou em contato comigo dia destes. Ela está bem e morando com uma tia no norte do Paraná. As orações são sempre, sempre muito bem vindas!Ao contrário do que disse, Roberto, Deus a acolheu nos braços!!!!! É uma jovem linda e cheia de saúde…

  12. Com certeza!Sempre me pego pensando sobre isso…"Seria Deus desejoso de prevenir o mal mas incapaz? Portanto não é onipotente. Seria ele capaz, mas sem desejo? Então é malévolente. Seria ele tanto capaz quanto desejoso? Então por que há o mal?"

  13. É, foi Deus quem fez isso com a criança…é impressionante a capacidade que as pessoas tem de falar merda, sobre o que não conhecem.O minha filha, aprenda uma coisa, tudo o que vem de Deus é 100 % bom e tudo o que vem do ser humano é 100 % mau e depravado, simples assim. Jesus te ama.

  14. A menina hoje tem 15 anos, descobri o nome dela e achei tbém o site onde está tdo o recurso judicial. Maria Luiza Pires Domingues é o nome da menina.Não dá pra imaginar, sonhar o que essa menina passou, neste site http://www.jusbrasil.com.br/jurisprudencia/6280407/apelacao-crime-acr-3312465-pr-0331246-5-tjpr/inteiro-teor tem todos os detalhes. Ela vomitava de tanto sofrimento, desmaiava, entrava em coma, implorava para eles pararem. Eu me lembro quando o SBT divulgou o vídeo. Fiquei dias sem dormir. Queria saber como a menina está hoje em dia, procurei no facebook mas não encontrei. Se alguem tiver noticias dela, nos informe.

  15. Olá pessoas, vamos orar pela recuperação dessa criança. E fazer de tudo para impedir que as nossas crianças sejam torturadas de todas as formas que existe. Vamos cuidar de nossas crianças que não podem pagar pela culpa dos pais. Não podem ser vítimas dos homens maus.Obrigado.

  16. Olá pessoas, vamos orar pela recuperação dessa criança. E fazer de tudo para impedir que as nossas crianças sejam torturadas de todas as formas que existe. Vamos cuidar de nossas crianças que não podem pagar pela culpa dos pais. Não podem ser vítimas dos homens maus.Obrigado.

  17. Anônimo, ele morreu de aids exatamente por ter sido torturado pelos demais presos…Concordo que os três – ele, a mãe que tudo via e a tia que ajudava na tortura merecem o inferno em vida. Mas deixo a Deus o que é de Deus…… resta-me orar pelo futuro da garota… pobre garota…

  18. Que tragédia. Que destino essa menina terá quando adulta? O que esse traficante crápula [pleonasmo] passou na cadeia não foi nada. Deveria ter sido torturado e humilhado durante muitos e muitos anos pelos colegas de grades, igualmente crápulas.

  19. A menina está morando com a mãe em Araucária. Fiquei sabendo que a familia do pai briga na justiça pela guarda dela. Sei também que a menina tem problemas de comportamento na escola. Afirmo isso porque trabalho na mesma empresa da mãe.

  20. Marcelo, a última informação que tive é que ela havia sido encaminhada para adoção e que tinha ficado com sérios problemas psicológicos. Nada soube sobre ela ter ficado cega… espero sinceramente que tenha sido apenas especulação…… no entanto, as sequelas psicológicas são graves e nem o tempo, possivelmente, conseguirá apagá-las devidamente.Infelizmente.

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s